Sinalização Vertical

 

Exemplos de Sinalização Vertical
Exemplos de Sinalização Vertical

Você já imaginou dirigir por uma rodovia sem as placas para regulamentar a velocidade, advertir quanto as curvas sinuosas de alguns trechos, orientar qual alça de um dispositivo devemos entrar e até mesmo indicar que chegamos na cidade que procurávamos? Eu já passei por situações em que mesmo com o auxílio das placas acabei me perdendo entre as alças de um acesso. Mas já imaginou como seria se não tivéssemos as placas para nos ajudar nas rodovias? Acredito que podemos concordar com a importância das placas, e por isso vamos abordar algumas definições técnicas sobre o assunto.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no ANEXO II, aprovado pela Resolução Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) de Nº 160/04, define que as Placas que estamos falando são parte de um subsistema da sinalização viária chamado “Sinalização Vertical”, e que neste caso, o meio de comunicação das mensagens para os condutores é apresentado na posição vertical, contendo algumas especificações em comum, que são:

  • Instalação em postes ao lado da pista ou suspenso em pórticos, semipórticos ou braços projetados;

  • Transmissão de mensagens de caráter permanente ou por prazo variável;

  • Mensagem transmitida por legendas e/ou símbolos pré-reconhecidos e legalmente instituídos.


A Sinalização Vertical tem sua classificação baseada na função, podendo se enquadrar como:

  • Sinalização de Regulamentação: Informa sobre obrigações, proibições e restrições do trecho viário;

  • Sinalização de Advertência: Tem a função de advertir, alertar e despertar a atenção do condutor para situações adversas do trecho como curvas, cruzamentos e outras situações que exigem maior cuidado do condutor;

  • Sinalização de Indicação: Serve para identificar as vias para o usuário, locais de interesse, orientar os condutores durante o percurso quanto aos possíveis destinos, informar as distâncias de cidades e serviços auxiliares e algumas placas até possuem função educativa, como por exemplo: “Obedeça a Sinalização”.

 

Cada uma destas classificações possui subdivisões que contemplam formatos e dimensões diferentes para cada tipo de placa, condições específicas para aplicação e outras características distintas entre elas. Essas subdivisões serão abordadas em outros artigos.