Movimento Maio Amarelo

 

Movimento Maio Amarelo

Com o objetivo de promover a Segurança Viária por meio de campanhas de conscientização para redução de acidentes de trânsito, o Maio Amarelo é um Movimento internacional com ações coordenadas entre o Poder Público e a Sociedade Civil.

O Movimento foi idealizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) no ano de 2014 e o mês de maio foi escolhido com base no dia em que a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito (11 de maio de 2011). Tal acontecimento tornou este mês uma referência nacional para abordar assuntos e analisar dados referente a Segurança Viária.

 Desde 2014, o ONSV tem mobilizado a sociedade brasileira e outros países a desenvolverem ações durante todo o mês de maio. A cada ano é proposto um tema específico para a área de trânsito, onde a finalidade principal é promover assuntos referente a Segurança Viária. Os materiais destas campanhas são produzidos e disponibilizados gratuitamente pelo ONSV e por outros órgãos, como por exemplo o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Além dos materiais que são disponibilizados, também são realizadas ações com fins educativos nas escolas, empresas das áreas de transportes e em eventos realizados por diversas Prefeituras que tem como objetivo desenvolver o tema da campanha proposto a cada ano pelo Movimento Maio Amarelo.

O Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (United Nations Institute for Training and Research – UNITAR) reconhece o Movimento Maio Amarelo no Brasil e reforça sua necessidade, considerando estudos que demonstram que o país é um dos 10 primeiros colocados no rank que apresenta as nações com elevadas taxas anuais de fatalidades no trânsito.

O Movimento tem importância internacional, pois honrosamente busca atingir o objetivo de colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito através da participação da população, empresas, governos e entidades, e embora tenha surgido através de uma proposta do ONSV, simbolizado pela cor amarela que faz referência aos sinais de advertência e a cor que representa “atenção” nos semáforos, o Maio Amarelo não tem um dono, pois ele é de toda a sociedade, trazendo em sua essência a mensagem de atenção, respeito e responsabilidade no trânsito.

A campanha deste ano (2021) tem como tema a mensagem “Respeito e Responsabilidade - Pratique no Trânsito”. Como apoiadores da campanha podem ser citados o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), ligado ao Sistema CNT (Confederação Nacional do Transporte) como apoiador central.



Campanha do Movimento Maio Amarelo - ONSV

É interessante ter em mente que, por se tratar de um Movimento livre, pode surgir mais de um tema, ou seja, diferentes campanhas propostas por outros órgãos e entidades que não sejam o ONSV, no entanto, todas as campanhas terão como principal objetivo tratar o assunto de Segurança Viária visando a diminuição da taxa de mortalidade anual no trânsito.

Você pode ter acesso gratuitamente aos materiais das campanhas clicando nos links abaixo: